quinta-feira, 6 de maio de 2010

CONFIRA O CONTEÚDO DO MÓDULO 1 ( 27 A 30 de maio em Porto Alegre)

CONSIDERACÕES GERAIS


• Definições da Criatividade na historia
• Relação de Criatividade com Limites
• Dualidades da Criatividade: Koestler / Torrence / Bohm / de Bono /
dicotomia de Arquimedes
• Domínio / Linguagem / Campo Semântico

PROCESSOS PERCEPTUAIS


• Modelos do Mundo: (Fisiologia da Percepção) John Ruskin / Gregory /
Dawkins / Carter / Hoffman
• A Grande Divisória e a dicotomia Cérebro Esquerdo / Cérebro Direito:
Sperry / Carter / Taylor
• Classificação e Estereotipagem: (Vendo o que espera ver ou “Quando só
lhe resta um martelo, tudo parece prego”) Pinker / Dawkins / Csikszentmihalyi
• O Nome das coisas / Nomes como alças: Feynman / Proust / Newman /
Csikszentmihalyi / Chatwin / Miller / Svankmajer
• Suposições inapropriadas / Paralisia por função
• Suspensão entre duas categorias: Breton / Lautréamond / Ernst /
Michel Groisman / Picasso / Meret Openheim / Sam Taylor Wood
• Saturação: 1 e 2 / Convicção x Compulsão
Saturação 1 (como problema)
Saturação 2 (como solução): Tehching Hsieh / Jan Fabre / Opalka / Long /
Los Torresmos / Francis Alÿs / Sisyphus como herói existencial
• Pequenos Desvios no Tecido da Realidade
• O Olhar do outro / O passo para trás / O segundo olhar / Bootstrapping

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